top of page

O que é Terapia?


Hoje vamos falar sobre Terapia e Mudança. Creia você pode mudar sua vida! O que você precisa são ferramentas que produzam resultados. A Terapia oferece um aprendizado importante para gerar mudanças em sua vida. A Terapia é um lugar confidencial, seguro para você falar sobre sua vida e de qualquer experiência dolorosa ou conflituosa.

O Terapeuta é alguém treinado para ouvi-lo de maneira atenciosa, cuidadosa e ajudá-lo a melhorar sua vida. Os psicólogos ajudam pessoas a serem mais felizes e realizadas, trabalham com crianças, adolescentes e adultos. A terapia pode ser individual, de casal, familiar ou de grupo.

A Terapia pode ser muito útil para enfrentar eventos da vida como: divórcio, perdas de pessoas queridas, problemas profissionais, adoecimentos; bem como tratar de depressão, ansiedade, pânico, fobias e transtornos de personalidade.

A terapia pode ser uma experiência rica em conhecimento pessoal e amadurecimento. A fim de lidarmos com nós mesmos e com os outros; enfrentando emoções de: inveja, ciúmes, depressão, desvalorização pessoal, impulsividade, pânico, violência, excitabilidade, raiva....

Estas emoções nos arrastam para uma “correnteza” de desconforto, nestes momentos precisamos pensar na vida, nos seus problemas, nos seus conflitos sem tanta emocionalidade; na terapia você irá se conhecer, descobrir suas “amarras” e bloqueios e construir uma nova vida. Através de recursos psicológicos você aprenderá a gerenciar conflitos, melhorar sua autoestima e autoconfiança.

A terapia facilita a identificação dos pensamentos que desencadeiam as emoções desconfortáveis, fortalecendo o autocontrole e a expressão positiva da afetividade. Reconstrua sua vida lidando melhor com suas emoções e aprendendo a não deixar pensamentos negativos controlarem sua mente.

Terapia é um Presente

A Terapia é um presente que você oferece para si mesmo, o objetivo central é aumentar seu bem-estar. Procurar ajuda é um sinal de coragem. Este sinal indica que você valoriza a si mesmo e as pessoas próximas a você e deseja uma vida de qualidade e relacionamentos positivos com seus pares.

Quando procurar um terapeuta?

Qual o momento de buscar ajuda? Quando você já tentou lidar com os problemas por si só, falou com amigos, colegas de trabalho, familiares. Mas não estão conseguindo lidar com alguma situação de vida ou estado emocional. Este momento de consciência é o tempo exato para você estabelecer um contato com um profissional treinado em ajudar pessoas.

Existem pessoas que criaram uma crença que deveriam resolver seus problemas sozinhos. Esta crença pode dificultar o acesso a colaboração de um terapeuta, autossuficiência nunca foi uma boa conselheira.

Na medida em que a pessoa revisita sua vida e traça objetivos futuros, bem como ultrapassa obstáculos irá começar a sentir o bem-estar e o alivio necessário para viver uma vida saudável.

A Boa Terapia

A Boa Terapia respeita a diversidade presente nos diversos pacientes. Considera a cultura de cada pessoa, crenças religiosas e espirituais, identidade sexual.

*Alexandre Rivero é Psicólogo, Professor Universitário, Mestrado pela USP e Diretor Clínico do Consultório de Psicologia e Ressignificação Humana.

Recent Posts
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page
gtag.js