top of page

A Crise Hídrica e Moral. Petrobrás e Carnaval.


carnaval.jpg

A crise hídrica atinge o Brasil de forma contundente, não somente nos diversos Estados e Cidades comprometidos, mas mesmo aqueles que ultrapassam este momento com o abastecimento regular sofrem apreensões sobre a continuidade do fornecimento de bens de consumo se a crise hídrica impactar de forma mais intensa e aguda os Estados com problemas no abastecimento de água. Exigindo dos governantes maior capacidade de planejamento e vontade política de antecipar-se aos problemas que acometem nossos Municípios.


A Petrobrás nossa maior empresa nacional experimenta uma queda aviltante no valor de suas ações e um abalo na sua credibilidade mundial; impulsionando um grande número de investidores que compraram papéis da Petrobras nos Estados Unidos aderirem a ações coletivas abertas na Corte de Nova York, afim de investigar as denúncias de corrupção na empresa.


A população assiste atônita diariamente o noticiário de novas denúncias sobre corrupção e desvio de dinheiro público, parece não ter mais fim as descobertas de negligência, traição e quebra de compromisso de homens públicos nos diversos escalões hierárquicos. Há um sentimento de stress coletivo de flagrar tantos crimes, contudo mesmo em esgotamento a população deseja um aprofundamento maior na apuração de fatos de tamanha relevância e gravidade.


Assim nossos valores morais são fortemente abalados neste grave momento Nacional. Neste cenário preocupante encontramos uma população mais madura que se esforça por acreditar que as instituições democráticas irão saber apurar as denúncias e punir nos caminhos da legalidade os culpados. Esta mesma população num expressivo número de pessoas aprecia o Carnaval e acompanha as festividades e desfiles, contudo não parece mais deixar-se ser manipulada e alienada pelas “fantasias” e “adereços” da época. Discernindo com lucidez a Crise Moral que vivemos e a Festa Popular, nossa gente tem acompanhado atentamente os acontecimentos, informações e manifestações críticas.


Desta forma cresce a consciência de que Carnaval é expressão de música, alegria e cultura popular. Não como tampa do caldeirão de mentiras, enganos e negligências que tentaram envolver nossa Pátria-Brasil.



Alexandre Rivero


Obs: Texto publicado na coluna Caro Leitor, no jornal Gazeta do Ipiranga, dia 13/02/2015.

Recent Posts
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page
gtag.js