Tratamento da Depressão, Ansiedade e Pânico

 

Olá você pode vencer a Depressão,  aqui você encontrará um conjunto importante de informações para superar a Depressão. Sou Alexandre Rivero psicólogo há 39 anos e 25 anos como Professor Universitário. A Depressão nos faz sofrer e retira o animo pela vida. Não se culpe - A depressão é adoecimento do humor; não é falha de caráter ou preguiça. O Tratamento da Depressão, Ansiedade e Pânico é fundamentado na Terapia Cognitiva-Comportamental num enfoque Humanista possibilitará uma nova perspectiva de vida. Vamos começar a transformação!

 

Ligue: 2274-8217 ou 2915-0287 ou WhatsApp 11 97687 1990

Agende sua 1ªConsulta Gratuita de Psicologia

 

 

Definição

 

A depressão caracteriza-se por uma alteração no estado de humor, uma tristeza profunda, que gera um olhar Negativo sobre si mesmo, as pessoas (mundo) e o futuro. A depressão ocorre em homens e mulheres, em crianças, jovens, adultos e idosos. A ansiedade está presente, bem como perda de energia.

A estimativa é de que a Depressão atinge, no mundo, 350 milhões de pessoas. Sendo assim, o transtorno de maior incidência.

 

Aaron Beck (estudioso da Depressão)  acredita que as crenças abaixo produzam depressão:

 

1. "Para ser feliz devo ser aceito por todas as pessoas".

 

2. "Para ser feliz devo obter sucesso em tudo que faço".

 

3. "Se eu errar, isso significa que sou incapaz". 


4. "Não posso viver sem uma outra pessoa". 


5. "Se alguém discorda de mim, isso significa que não gosta de mim". 

Vejamos alguns pensamentos automáticos negativos:

  • "Eu sou um fracasso."

  • "É minha culpa."

  • "Nada de bom acontece para mim. '

  • "Eu sou inútil."

  • "A vida não vale a pena viver."

  • "As pessoas ficariam melhor sem mim."

Ligue: 2274-8217 e agende sua 1ªConsulta Gratuita de Psicologia

WhatsApp 11 97687 1990

 

Você Sabia ?

De acordo com um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior números de pessoas que apresentam Depressão, no total 10,8% da população sofre com o distúrbio.

 

Sintomas

 

Vejamos aqui os Sintomas principais da Depressão:  (Não é necessário apresentar todos para  ter o quadro depressivo. Os principais são:

 

  • Ansiedade

  • Irritabilidade

  • Perda de Motivação

  • Falta de Energia

  • Isolamento

  • Baixa Autoestima

  • Culpa

  • Insegurança

  • Diminuição da capacidade de experimentar prazer, alegria e entusiasmo

  • Perda ou aumento de pessoa

  • Pensamentos de morte

  • Dificuldade em dormir

Ligue: 2274-8217 e agende sua 1ªConsulta Gratuita de Psicologia

Terapia

 

 

 

 

 

 

 

 

ERIC KANDEL (Prêmio Nobel de Medicina 2000) demonstra como a terapia produz modificações nas Redes Neuronais, estabelecendo novas sinapses, modificando a regulação química presente no cérebro.

 

A mudança de pensamentos e percepções implica na modificação das redes neuronais.

 

O trabalho terapêutico atua em áreas corticais, modificando associações entre acontecimentos, criando insights, desensibilizando acontecimentos traumáticos, revendo avaliações das experiências vividas e alterando maneiras de perceber a realidade. Desta maneira a anatomia cerebral e sua regulação bioquímica são transformadas.

 

O objetivo da modificação dos padrões neuroquímicos da depressão, da ansiedade e do pânico é atingido através de técnicas cognitivas-comportamentais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tomografia por  Emissão de Pósitrons: comparando um cérebro normal e um com transtorno de depressão. A luminosidade indica atividade cerebral. Na Depressão ocorre uma diminuição considerável da atividade cerebral. 

 

A Terapia é essencial para o tratamento do quadro depressivo, permitindo você expressar pensamentos e sentimentos que ficaram contidos. Desta maneira lhe oprimindo, existem traumas como: perda de pessoas queridas, traição, rejeição, abandono.... que quando não suficientemente trabalhados e interpretados de maneira catatrófica podem gerar a Depressão e Ansiedade. É fundamental rever pensamentos irracionais negativos que parecem colar em sua mente e produzem a angustia.

A Terapia Cognitiva-Comportamental com enfoque Humanista oferece um conjunto de técnicas que modificam seu programa mental, ajudando-o a recuperar sua motivação e auto-estima. Você vai descobrir como seus pensamentos podem criar a Depressão ou Alegria de Viver. 

Ligue: 2274-8217 e agende sua 1ªConsulta Gratuita de Psicologia

WhatsApp 11 97687 1990

 
 

Vídeo

 

O psicólogo Alexandre Rivero explica de forma rápida e objetiva a  depressão.

 

História de Superação

"Sou M.L tenho 32 anos, minha vida era sem energia e fadiga. As pessoas acreditavam que eu fosse preguiçosa. Sentia-me inútil e culpada, fui ficando com baixa estima e amedrontada. Não tomava decisões, como escolher a roupa de me vestir. Na infância era tímida e irritada. Achava que era meu jeito. A insônia foi minha companheira, embora de dia tivesse muito sono.

 

O momento mais difícil foi quando comecei a ter idéias de me matar. Neste momento desejei saber o que eu tinha. Em novembro de 2008, depois de ler muitos textos de ajuda psicológica, procurei um serviço de psicologia e recebi o possível diagnóstico de depressão. Fui aconselhada a procurar um médico para fazer uma série de exames.

 

Todos os exames acusaram que eu estava bem, prevaleceu o diagnóstico de depressão. Iniciei sessões semanais de Terapia de base Cognitiva, hoje tenho a sensação de ter renascido para uma nova vida.

 

Meus relacionamentos com as pessoas mudaram significativamente, me sinto muito mais querida e importante na vida das pessoas, minha energia aumentou. Estou namorando e pretendo casar-me. Sei que preciso continuar lidando com meus pensamentos, eles causam meus sentimentos depressivos."

 

História ilustrativa - Ojetivo: Psicoeducativo

Ligue: 2274-8217 e agende sua 1ªConsulta Gratuita de Psicologia

WhatsApp 11 97687 1990

Dicas Para Sair da Depressão

 

1º- Perceba os pensamentos negativos - generalização (acreditar que algo negativo que tenha ocorrido uma vez irá sempre ocorrer) - desqualificação das experiências positivas (selecionar e valorizar aspectos negativos) - dicotomia do pensamento do tipo tudo ou nada) 

 

2º- Não se culpe - A depressão é adoecimento do humor; não é falha de caráter ou preguiça 

 

3º- Compreenda a importância do diagnóstico e do tratamento - os resultados são muito positivos com tratamento psicológico, através da Terapia de base Cognitiva. 

Na Terapia de base Cognitiva você vai aprender construir crenças positivas e mais flexíveis. A característica disfuncional do pensamento que gera depressão é generalizar algum acontecimento desagradável, é perder a capacidade de discriminar uma parte de um todo. 

 

A Terapia oferece um conjunto de técnicas que modificam seu programa mental, ajudando-o a recuperar sua motivação e auto-estima. Você vai descobrir como seus pensamentos podem criar a Depressão ou Alegria de Viver. 

A  Terapia visa melhorar a Atenção, Concentração, Foco, Flexibilidade, Motivação e Memorização de Informações.

 

Lembre-se Depressão tem Tratamento!

 

Ligue: 2274-8217 e agende sua 1ªConsulta Gratuita de Psicologia

WhatsApp 11 97687 1990

 

.

Perguntas Frequentes:

 

1ª) As Terapias Cognitivas tem credibilidade?
R- Sim, os grandes centros de pesquisa nos Estados Unidos vem comprovando a eficácia das Terapias Cognitivas. A Terapia Cognitiva Padrão, Terapia Cognitiva Comportamental, Terapia Racional Emotiva, Gestalt e mais recentemente Terapia Cognitiva Humanista (Positiva) colecionam evidências e resultados no controle da Depressão, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Fobias e outros Transtornos Mentais.


2ª) A impressão que tenho é que nunca irei melhorar, será isso verdade?
Quando as pessoas passam pelo sofrimento psicológico dá a impressão que não haverá melhora. A percepção fica limitada. O importante é você entender que hoje com o avanço da psicologia e medicina a Ansiedade, o Pânico e a Depressão podem ser controlados e você ter uma vida normal. A prática do controle é eficaz com excelentes resultados.


3ª) Não sei o que falar para um psicólogo, tudo está confuso em minha mente, como faço na consulta?
R- Nossos psicólogos são treinados em receber pessoas que nunca foram em serviços de psicologia e necessitam de ajuda para organizar suas idéias e expressarem o que estão sentindo. Nossos profissionais são sensíveis e acolhedores.

 

4ª) O que um psicólogo pode fazer por mim?

R- O psicólogo é um profissional capacitado para intervir na Ansiedade, Pânico e Depressão; tem um conjunto de técnicas capazes de avaliar e estabelecer modificação nos pensamentos, emoções e comportamentos. Sua formação inclui: 5anos de vida acadêmica+(especialização)+supervisão clínica. Nossa Equipe Profissional é muito bem preparada para a tarefa de realizar terapia clínica..

 

Fale com o Psicólogo Alexandre Rivero

Alexandre Rivero (CRP-06/8815) 

 

psicólogo clínico 39 anos

professor universitário 25 anos

supervisor clínico

mestrado USP