INDICADOR DE DEPRESSÃO EM TEMPOS DO COVID-19

(Repercussão Social da Pandemia)

 

 

O questionário que esta sendo apresentado para você objetiva o auto-monitoramento de seu humor na presença da Pandemia pelo Coronavírus (COVID-19) e sua repercussão na mídia, no contexto social que você faz parte. A consciência de nossos pensamentos e emoções é um fator decisivo para a superação dos diversos estados depressivos.

 

Esclarecimento

 

Neste questionário inspirado na CID-10 apresenta 10 declarações, que possam identificar em quais você percebe correspondência com seus pensamentos e sentimentos. Bem como a intensidade que você experimenta estas manifestações psicológicas. Ao lado das declarações você atribuirá um número que corresponde a intensidade de sua identificação:(0) não representa seus sentimentos e pensamentos (1) baixa identificação, (2) moderada identificação, (3) alta identificação.

Questionário

A- Sinto-me com meu humor rebaixado. (0) (1) (2) (3)

B- Percebo redução da minha energia e diminuição da atividade. (0) (1) (2) (3)

C- Existe alteração de minha capacidade em experimentar o prazer. (0) (1) (2) (3)

D- Observo perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo. (0) (1) (2) (3)

E- Tenho experimentado em geral problemas do sono. (0) (1) (2) (3)

F- Constato uma diminuição da minha auto-estima e autoconfiança com idéias de culpabilidade. (0) (1) (2) (3)

G- Observo que estou mais lento em meus movimentos. (0) (1) (2) (3)

H- Tenho abandonado minhas atividades rotineiras.(0) (1) (2) (3)

I- Pensamentos de Morte e Suicídio tem me ocorrido.(0) (1) (2) (3)

J- Modifiquei meus hábitos alimentares.(0) (1) (2) (3)

Análise possível:

1---10 Considerando a Pandemia do Coronavírus apresentar um rebaixamento de humor leve é esperado, tendo em vista a diminuição da vida social, cuidados no contato social para evitar a contaminação, afastamento em muitos casos de atividades profissionais e de lazer. Importante observar a evolução deste estado, intensificando-se não relute em ajuda profissional.

10--20 É possível que você esteja experimentando um estado moderado de depressão, recomendando-se buscar ajuda psicológica online. Considere já ter tido outros episódios depressivos que podem potencializar e indicar vulnerabilidade a depressão. A Pandemia pode estar desencadeando um Episódio Depressivo moderado.

21--30 Parece haver um estado de humor acentuadamente depressivo, reclamando ajuda psicológica e médica. A esperança está afastada de seus pensamentos neste momento. Você deve considerar que o estado depressivo está controlando sua mente e colocando-o em risco. A Pandemia desencadeou um episódio depressivo grave que inspira cuidados imediatos. 

Autor:

Prof Alexandre Rivero ( Professor Universitário - 25 anos, Mestrado na USP, Supervisor Clínico - título concedido pelo Conselho Regional de Psicologia e Psicólogo Clínico com título de Especialista)

Notas:

* CID-10 Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde.

* A presente análise não substituí o diagnóstico clínico da Depressão efetivado por um Psicólogo ou Psiquiatra.

TERAPIA ONLINE
Os pedidos de separações, conflitos pais e filhos crescem com o COVID-19, devido ao stress pela incerteza do futuro, dos empregos e das empresas. A rotina mudou, a liberdade restrita, a solicitação das crianças e as preocupações com idosos. Este é o momento de VOCÊ aprender a lidar com suas emoções, acalmar-se e focar na solução dos problemas. Além de lidar com as emoções dos familiares. Desenvolver "Inteligência Emocional" faz toda a diferença, creia este é o momento de fazer TERAPIA ONLINE a valores acessíveis e na sua casa através de chamada de vídeo, áudio ou escrita. Consultório de Psicologia Prof Alexandre Rivero - 1ªConsulta Gratuita - WahtsApp 11 97687 1990 - crp 06-8815

Rua Bom Pastor, 1715 - Ipiranga  São Paulo/SP  Tel: 2274-8217 ou 2915-0287

WhatsApp 11 97687 1990

 

  • Blogger App Icon
  • Facebook App Icon
insta.png

 

- Nossos Psicólogos são Supervisionados pelo Professor e Psicólogo Alexandre Rivero

- TERAPIA ON-LINE e PRESENCIAL

Copyright © 2014 Alexandre Rivero - Consultório de Psicologia Prof Alexandre Rivero