O que é o TDAH ?

O TDAH é o transtorno mais comum entre crianças e adolescentes que são encaminhados para serviços especializados, como consultórios, psicólogos e psiquiatras, ocorrendo em 3% a 5% dos casos em diversas regiões do mundo onde já foi pesquisado.

 

Este transtorno neurobiológico costuma aparecer na infância e acompanhar o indivíduo durante sua vida, sendo caracterizado principalmente por inquietude, impulsividade e desatenção. É no ambiente escolar que os sintomas começam a ser notados com maior intensidade, há dificuldade de relacionamento com colegas e professores.

 

Meninos costumam apresentar mais sintomas de impulsividade do que meninas, porém a desatenção é comum a ambos. Quando adolescentes podem apresentar também dificuldade em compreender regras e limites. Na vida adulta as dificuldades de atenção se voltam ao ambiente de trabalho e a rotina, podendo ocorrer esquecimento.

 

Ao suspeitar da possibilidade a criança deve ser encaminhada a um psicólogo ou psiquiatra para que o diagnóstico seja feito. A criança deve ser submetida a uma avaliação neuropsicológica, para diagnosticar ou não o TDAH. Em alguns casos há a necessidade de prescrever medicamentos.

 

A forma mais eficiente de tratar o transtorno é com uma equipe multidisciplinar, para que todas as demandas sejam atendidas.

 

Obs: A avaliação neuropsicológica se estende para todas as faixas etárias, podendo ser aplicada em crianças, adultos e idosos. O TDAH pode sim ser diagnostivado em adultos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Consultório de Psicologia e Ressignificação Humana.

Escrito por Gabriela Araujo Blasi

Estudante de Psicologia