Culinária: Atividade Terapêutica!

August 7, 2015

 

No dia 29 de julho gravei entrevista para o jornalístico Fala Brasil da Rede Record sobre a busca da culinária como uma atividade terapêutica. A repórter Luisa Torres conduziu a matéria. Falamos sobre o nosso mundo marcado pela rapidez, tecnologia e preocupação excessiva das pessoas em serem produtivas, enfim um mundo fast-food; neste contexto muitas pessoas estão buscando atividades simples que permitem resgatar a qualidade de vida e o bem-estar. 

 

A culinária encoraja a criatividade através da combinação de sabores, texturas e odores. Esta atividade de transformação faz a pessoa sentir-se ativa e fazedora, desenvolvendo habilidades e competências, permitindo um incremento nos sentimentos de segurança e autoconfiança. A culinária é uma prática artesanal em que você acompanha o início, o meio e fim. A culinária feita de maneira lúdica e quando a pessoa aprecia pode ser muito relaxante diminuindo o stress. 

 

Algumas pessoas optam por outras atividades como jardinagem, pintura, modelagem em argila..., que também permitem um sentido de autoria neste mundo tão impessoal e tecnológico. Observamos na culinária o resgate de tradições culturais e familiares, estimulamos nossa memória afetiva associada aos alimentos, exemplo: o bolo da vovó, a macarrona da mamãe... as histórias familiares são contadas em torno da mesa e dos alimentos servidos, assim estes alimentos guardam associações de nossa vida e de nossos afetos. 

 

Vale ainda considerar que quando as pessoas se envolvem na experiência de cozinhar desligam-se de pensamentos negativos, focando-se na realização de pratos que compõe a refeição, nesta medida pode ser considerada uma atividade meditativa, facilitando que a mente se “desligue” das preocupações e centre-se na tarefa.

 

Cozinhar para si mesmo oferecendo auto carinho e também para os outros na preparação de pratos para amigos e familiares, sendo uma maneira de socialização e fortalecer laços afetivos. 

 

 

*Alexandre Rivero é Psicólogo, Professor Universitário, Mestrado pela USP e Diretor Clínico do Consultório de Psicologia e Ressignificação Humana - facebook.com/riveroalexandre 

 

Perguntas e sugestões para esta coluna: riveroalexandre@hotmail.com

Please reload

Recent Posts

August 7, 2015

July 17, 2015

July 3, 2015

July 3, 2015

June 15, 2015

Please reload

Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square