Psicologia: Mente-Corpo

June 15, 2015

LEIA MAIS

 

Nosso corpo manifesta nossos pensamentos e emoções. Um beijo acelera seu coração. A espera de realizar um desejo pode produzir queimação no estomago. O excesso de trabalho faz você ficar com os maxilares tensos. O medo pode criar pressão no tórax. A raiva tensiona sua musculatura. Mas existem relações mais complexas entre mente-corpo, como: um relacionamento afetivo carregado de manipulação e pressão pode instalar uma dor de cabeça intensa e repetitiva. Criando culpas e a anulação de seu Eu.

 

O sistema imunológico e sistema endócrino estabelecem íntimas relações com o sistema nervoso. Nosso corpo é enervado e irrigado por mediadores químicos, respondendo ao stress e a depressão nos diversos músculos e órgãos. Além disso podemos considerar que existe uma linguagem simbólica dos sintomas das doenças, que expressam o que queremos evitar, revelam a qualidade de nossa vida, nossas dificuldades relacionais, alertam limites que não estamos respeitando. 

 

Causam consequências para nos proteger. Asma, Colite, Síndrome do Colo Irritável, Gastrite, Problemas de Pele, Diabetes, Hipertensão Arterial, algumas formas de Câncer, Doenças Autoimunes... guardam relações mente-corpo. O Corpo manifesta a dor interior. Mudar a representação da doença para a palavra, este é o exercício terapêutico. O sintoma é uma linguagem que precisa ser decifrada. Na dor psicossomática do paciente assisti ao longo de anos como terapeuta a dramatização de toda uma vida. Conflitos psicológicos não expressos podem produzir manifestações no físico, na forma de doenças. 

 

A saúde se estabelece no fluxo e função preservada. A doença na estase (retenção do fluxo) e disfunção. Quando o organismo tem seu funcionamento adequado, trocando com o ambiente através dos sistemas digestivo, respiratório, sanguíneo, urinário... a saúde se mantém. Para Wilhelm Reich a patologia tem origem na contração, estados de tensão criam redução no fluxo de energia corporal. 

 

Este conceito é muito próximo da Medicina Tradicional Chinesa. A contração das fibras nervosas do sistema nervoso simpático cria modificações no contexto celular e na sua vitalidade. O conflito tensiona e contrai quebrando o equilíbrio mente-corpo. Desta maneira gerando perda de controle é como se as células “enlouquecem”. O medo cria a contração, o medo é a emoção básica das patologias. 

 

Através da expressão falada na terapia e o entendimento do significado deste adoecimento é estabelecida o alivio de tensões, modificação de pensamentos, emoções e diminuição ou reversão de alguns quadros psicossomáticos. A Terapia (Psicólogo) é uma ferramenta fundamental para tratar doenças mente-corpo com Acompanhamento Médico. 



Alexandre Rivero 
www.facebook.com/riveroalexandre

Plantão de Psicologia Gratuito
1ª Consulta Gratuita
Ligue: 2274-8217 ou 2915-0287
Rua Bom Pastor, 1715 - Ipiranga, São Paulo

 

 

Please reload

Recent Posts

August 7, 2015

July 17, 2015

July 3, 2015

July 3, 2015

June 15, 2015

Please reload

Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square