top of page

Vocação Profissional: Pais e Filhos


Atravessamos um momento de muitas transformações no mundo, exigindo de cada um de nós capacidade de lidar com mudanças e entendimento de nós mesmos e do mundo. Carreiras profissionais são extintas, novas surgem a cada minuto.

Os pais neste mundo de mudanças percebem o desafio de partilhar com seus filhos a escolha vocacional. Vocação é a voz interior, ouvi-la é uma tarefa muito especial. Oportunizar espaço de diálogo, aceitar os questionamentos do jovem, buscar adequar seus interesses ao mundo contemporâneo, refletir a realidade social que vivemos, incentivar e colaborar na tarefa de investigar possíveis escolhas profissionais, visitando profissionais, instituições, buscando serviços de orientação vocacional e de carreira na comunidade, são maneiras de contribuir com a escolha vocacional dos filhos.

O mercado de trabalho é um ponto importante na escolha vocacional, entretanto deve ser entendido de maneira relativa, pois quando o jovem se formar deverá encontrar outra realidade de mercado; neste mundo em mutação. Os pais devem encorajar seus filhos a buscar desvendar e descobrir o que verdadeiramente eles desejam, afim de que aprendam a dar sentido à sua existência.

Nós não nascemos pré-determinados biologicamente à uma profissão, nossos recursos são múltiplos, a vocação é uma construção ao longo de nossas vidas, onde determinados interesses foram mais estimulados do que outros, em função de modelos profissionais oferecidos pela família, bem como elogios e valorização de algumas carreiras, por parte do nosso grupo social. Vivências e experiências com determinadas áreas profissionais podem reforçar e despertar vocações. As diversas mídias tem um papel importante na escolha vocacional, a televisão fornece um estilo de vida para os jovens.

A escolha vocacional faz parte de um projeto profissional que implica em pensar e sentir o futuro, construir um cenário de realizações de interesses que queremos para nossas vidas. A escolha vocacional é estabelecida a partir do autoconhecimento, o jovem com consciência de si mesmo tem mais probabilidade de fazer uma escolha bem sucedida.

Sentir-se com insegurança é esperado neste processo escolha, a vivencia bem sucedida da profissão no futuro irá oferecer a segurança emocional esperada. A ansiedade da escolha é também natural devido a cobrança tão grande que é feita sobre o jovem: família, amigos e sociedade mais ampla pressionam para o jovem definir sua profissão, é um período de stress na vida do adolescente. Investir e contribuir nesse projeto é buscar um futuro melhor para nossos filhos e para a sociedade.

A construção de um projeto pressupõe que o jovem vivencie algumas etapas:

1-Definir o problema e pensar soluções: Tomar consciência da responsabilidade de construir uma carreira, fazer uma escolha vocacional, trabalhar na formulação de seu papel profissional.

2-Planejar o projeto: Planejar sua carreira, quem serão seus parceiros na construção de seu projeto de carreira profissional, aonde poderá buscar ajuda, que amigos estarão disponíveis para pensar com ele, que serviços na comunidade, profissionais e empresas pode relacionar-se para conhecer carreiras, quais recursos tecnológicos, como Internet estão acessíveis. Como trocar com outros jovens que vivenciam o mesmo conflito de administrar uma escolha vocacional e construção de carreira.

3-Executar Plano: Ação, atuar na realidade viver as propostas de investigação de interesses na realidade e refletir em seus talentos e aspirações profissionais.

4-Monitorar o Projeto: Acompanhar e avaliar se esta fazendo o que se comprometeu para construir seu projeto. Rever metas e adequá-la a realidade social.

5-Concluir etapas do projeto: Fazer reformulações e recomeçar novas etapas.

A vivência de um projeto profissional esta inserido dentro de um projeto maior de vida; que pressupõe descobrir seus valores, princípios, metas e o sentido de sua vida. Os jovens que desenvolvem a competência de estabelecer propósitos na vida parecem ficar muito mais autoconfiantes e com auto-estima, menos susceptíveis a dependência química e transtornos de conduta.

O mundo de hoje valoriza um profissional de visão ampla, que consiga ir além do conhecimento específico de sua área, tenha um olhar político, multidisciplinar, ético e com responsabilidade social. A participação dos pais na construção deste projeto de carreira dos filhos é fundamental para colaborar na iniciação do jovem no universo de adulto.

Recent Posts
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page
gtag.js