A QUARENTENA E OS FILHOS: O QUE FAZER? 

Tenho recebido muitas mensagens de amigos que relatam a experiência em casa 24 horas com os filhos em idade escolar. O que fazer nesse período de quarentena, onde o isolamento social nos impede de gastar a energia de nossos pequenos em atividades externas e acabamos assumindo um papel de “professores” dentro de nossa casa, com inúmeras aulas e atividades enviadas online pelas escolas? Vamos lá, mas lembrando que este período não é ruim quando percebemos que podemos conviver com o dia-a-dia de nossos filhos, auxiliando-os no desenvolvimento de autonomia e resiliência, que com certeza auxiliará as crianças lá na frente, desde que nós pais, saibamos passar para eles que essa fase vai passar e que retornaremos mais fortes ainda. 

1 – Mantenha uma rotina: A rotina promove organização na vida. Quem se organiza não fica perdido. Estabeleça lista de atividades junto com seus filhos, respeitando os momentos de estudo, arrumação da casa, lazer, trabalho dos pais (home-office). 

2 – Rotina de estudos: As crianças primeiramente precisam entender que o que estamos vivendo não são férias. As aulas e estudos continuam. É interessante manter essa rotina no período em que a criança vai à escola. Provavelmente ela tenha dificuldade nas atividades online, porém, as instruções são online, mas o desenvolvimento é dela. Faça com que ela interprete as orientações e execute no caderno. Não faça a lição por ela. Estimule através de conversa seu pensamento e ensine-a a pesquisar e usar a internet à seu favor. Depois você pode auxiliá-la nas postagens das atividades. 

3 – Utilizar a internet à favor dos pais é importante: hoje em dia contamos com inúmeras ferramentas para nos auxiliar à despertar a criatividade e realizar atividades com nossos filhos. Vários sites, blogs e canais ensinam conteúdos maravilhosos para que possamos realizar fisicamente com as crianças. 

4 – Jogos online vídeo game: Percebemos que esse “vírus”, se é assim que podemos chamar, vem contaminando nossas crianças por horas, causando vício em jogar e atrapalhando as atividades rotineiras, isso até mesmo antes da quarentena. É importante que as crianças tenham horários para iniciar e terminar essa diversão, não ultrapassando 2 horas diárias. Essa é a hora de estabelecer um controle, que provavelmente venha acompanhado de rostinhos feios e birras, mas aos poucos, introduzindo uma nova rotina, tudo isso vai passar. É necessário que os pais tenham autoridade neste momento, mas com respeito à essa criança.  

5 – Aproveite o tempo com seu filho. Muitos pais tem trabalhado de casa. Siga seu horário de trabalho, mas nas pausas, lembre-se que existe um ser que espera por você dentro de casa. Explique tudo que está acontecendo e que você necessita trabalhar, mas que assim que puder, terão um tempo juntos. Aproveite para tirar do armário seus jogos de tabuleiro, converse sobre sua vida, conte histórias, aproveite para conhecer melhor seu filho e que ele o conheça. 

6 – Inclua todos da casa nas atividades domésticas. Aproveite para desenvolver as aptidões culinárias das crianças e as suas também. Lembre-se, você terá tempo para limpar a bagunça. 

Espero que essas dicas ajudem a todos. Muitas delas mostra exatamente o que estou vivendo em minha casa. Digo isso para lembrar que estamos juntos nessa.  

Caso os pais necessitem de ajuda e orientação, nós do Consultório de Psicologia Professor Alexandre Rivero estamos à disposição com uma grande equipe experiente, com atendimentos online para que possamos auxiliá-los da melhor forma possível.

Autora: Psicóloga Michelle Linck Rezende

Rua Bom Pastor, 1715 - Ipiranga  São Paulo/SP  Tel: 2274-8217 ou 2915-0287

WhatsApp 11 97687 1990

 

  • Blogger App Icon
  • Facebook App Icon
insta.png

 

- Nossos Psicólogos são Supervisionados pelo Professor e Psicólogo Alexandre Rivero

- Nossa TERAPIA é ONLINE

Copyright © 2014 Alexandre Rivero - Consultório de Psicologia Prof Alexandre Rivero