O que é a Depressão ?

A depressão é um distúrbio afetivo, crônico e recorrente, caracterizado por tristeza profunda (diferentemente daquela tristeza provocada por momentos difíceis e desagradáveis, que tendem a passar), baixa autoestima, sentimentos de dor e baixo interesse em realizar atividades que aparecem com frequência. Pode se manifestar em pessoas de qualquer idade e merece atenção.

 

Além do estado deprimido e das características citadas, alguns outros sintomas podem aparecer como interpretação distorcida da realidade, dificuldade de concentração, insônia, perda ou aumento de peso, dores ou outros sintomas físicos e, em casos graves, desejo de morte.

 

Embora não haja nenhum exame para diagnosticar a depressão, algumas características podem levar ao diagnóstico apropriado, se uma doença física for descartada o médico pode encaminhar o paciente a um psicólogo clínico ou psiquiatra, que tomarão como base os sintomas descritos e a história de vida do paciente.

 

O tratamento mais recomendado a este transtorno é terapia psicológica, seguida de um acompanhamento médico psiquiátrico. O acompanhamento é indispensável para controlar as doses medicamentosas, alguns efeitos colaterais que podem ocorrer e o aparecimento de novos sintomas e crises depressivas.

 

O tratamento deve se tornar recorrente ao paciente, visando a compreensão da doença, a resolução de conflitos e a diminuição do estresse, prevenindo novos episódios.

Escrito por Gabriela Araujo Blasi

Estudante de Psicologia

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Consultório de Psicologia e Ressignificação Humana.